Academic Funding.
Done Right.
Done Simply.

Bem-vindo à Unistarter, a plataforma onde estudantes, professores, investigadores e membros de staff de uma academia podem receber financiamento para transformar as suas ideias em realidade, angariando investimento junto de um grupo alargado de pessoas e empresas.

Que tipo de campanhas podem ser lançadas?

Se és aluno, professor ou membro de uma instituição de ensino superior, as possibilidades são várias… Podes:

  • Financiar uma Feira de Emprego ou iniciativas paralelas ao evento.
  • Comprar equipamento para um laboratório ou equipar uma sala de estudos.
  • Apoiar grupos desportivos e atividades que promovam o bem-estar de alunos.
  • Financiar a aquisição de materiais e componentes em projetos que envolvam tecnologia.
  • Apoiar um evento que reúna alunos em torno de um tema relevante.
  • Financiar investigação científica, aplicada ou fundamental, entre professores e alunos.

Como funciona?

1Criar conta e submeter um pedido de campanha na plataforma: os projetos devem ser específicos e orientados para resultados tangíveis e concretos.
2Receber feedback da Unistarter: o grupo terá o nosso apoio para pensar na qualidade da campanha e em como contar a sua história, chegar a uma comunidade alargada de pessoas e criar um sistema de recompensas inteligente e com retorno para os seus investidores.
3Lançar a campanha e envolver os membros do grupo na sua divulgação e na captação do investimento.
4Receber o financiamento e manter os investidores informados.
5Executar o projeto e apresentar as recompensas em conformidade com as expectativas determinadas.

O que o teu grupo faz, agora pode fazer com mais alcance através do apoio e investimento de antigos alunos, empresas, amigos e familiares.

FAQS

Para promotores:

Como criar uma campanha?

Começa por criar uma conta individual e seguidamente preenche o Formulário de Campanha, fornecendo os dados solicitados. Depois de recebido o Formulário, a Unistarter irá entrar em contacto contigo para apurar detalhes sobre o grupo e objetivos da campanha.

1Criar campanha.
2Receber feedback da Unistarter.
3Desenhar estratégia de comunicação.
4Comunicar e partilhar a campanha.
5Medir o progresso do financiamento.
6Receber financiamento.
7Manter os investidores informados.
8Executar o projeto.
9Apresentar as recompensas aos investidores.

Quanto tempo pode demorar a preparar a campanha?

Tipicamente recomendamos um período de envolvimento e colaboração do grupo de 10 a 15 dias antes do lançamento da campanha. Isto dará tempo à equipa para planear e criar uma estratégia de comunicação eficaz e com impacto.

Qualquer pessoa ou grupo académico pode criar uma campanha?

Para criarem uma campanha, os elementos dos grupos promotores devem ser membros de uma instituição de ensino superior, possuir um estatuto associativo e uma conta bancária.
Podem lançar campanhas grupos de estudantes, membros de staff da faculdade, professores e investigadores, para as mais diversas aplicações: apoio à investigação científica, apoio a atividades desportivas, apoio a atividades de enriquecimento curricular de alunos, apoio a eventos de interação entre a comunidade académica e o tecido empresarial, etc.

Todas as campanhas submetidas são apresentadas na plataforma?

Ao longo de 2019 a Unistarter está em período de beta-testing e reserva-se o direito de aprovar ou recusar campanhas em função de critérios determinados por si. Após submissão do Formulário de Campanha, a Unistarter fará o contacto com o promotor da campanha e trabalharemos juntos daí em diante.

Que tipo de apoio podemos esperar da Unistarter?

O grupo promotor terá o nosso apoio nas várias fases do processo: desde a análise à qualidade da campanha, à criação de uma estratégia de comunicação que chegue a uma comunidade alargada de pessoas e ao design de um sistema de recompensas inteligente e com retorno para os seus investidores.

A Unistarter cobra algum fee pelos seus serviços?

Sim. 5% do valor total angariado pelos promotores da campanha são atribuídos à Unistarter. Por cada investidor é cobrada uma despesa pela transação dependendo do método de pagamento escolhido.

Quando é que os promotores recebem o investimento?

Depois de efectuar o investimento, o dinheiro do investidor é depositado numa conta da Unistarter; se a campanha for investida em, pelo menos, 100% do valor inicialmente pedido pelos promotores, a totalidade do valor angariado será transferido para os promotores da campanha que, nessa altura, irão emitir recibo ou faturas do valor investido, aos investidores.

Depois de recebido o investimento, quais as obrigações do grupo promotor?

Depois de ter recebido o investimento, o grupo promotor é responsável por concretizar o projeto e investir o financiamento tal como estava inicialmente apresentado na campanha, e entregar/apresentar as recompensas aos diferentes investidores em função dos investimentos realizados.

Se a campanha não atingir 100% de financiamento, o que acontece?

Se a campanha não atingir o objetivo inicialmente proposto pelos promotores, todo o financiamento será devolvido diretamente aos investidores que apoiaram a campanha.

No caso de haver problemas com investidores, qual o papel da Unistarter?

A Unistarter não é responsável pela forma como os promotores decidem proceder à aplicação do investimento nem à concretização das recompensas, porém, desde o momento em que a campanha é lançada até ao momento em que vai para o terreno, a nossa proximidade com os promotores é profunda e estaremos sempre presentes para ajudar a resolver todas as questões e contratempos que possam surgir entre investidores e promotores.